quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conteúdo para técnico da Previdência Social do INSS - Concurso FCC 2012

Imagem: Google Imagens

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL/ ATUALIZADO EDITAL FCC 2011

CONHECIMENTOS GERAIS

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94 e Decreto 6.029/07.
REGIME JURÍDICO ÚNICO: Lei 8.112/90 e alterações posteriores, direitos e deveres do Servidor Público. O servidor público como agente de desenvolvimento social; Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Da Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei no- . 8.429/92 e alterações posteriores (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/99 e alterações posteriores (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.
5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios, 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a seguridade social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 12 Lei n.º 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 13 Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores; 14 Lei de Assistência Social - LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto no- . 6.214/07 e alterações posteriores).


Fonte: Edital FCC 2011

9 comentários:

  1. Creio que a previdência social não respeita os aposentados, pois, há um "teto" previdenciário que não comunga com a realidade socio-econômica da Carta Magna, do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Se quem recebe o teto previdenciário não consegue manter um padrão de vida como reza a nossa Constituição, o que podemos falar de quem recebe apenas um salário mínimo!!!

    ResponderExcluir
  3. aposentadoria com o salário mínimo e´historia de carochinha; pois algum parlamentar conseguiria viver com um salario desses?
    26/12/2011

    ResponderExcluir
  4. Como faço para adquirir essa apostila?

    ResponderExcluir
  5. duvidas sobre tecnico do seguro social:
    ate quanto pode chegar o salario do tecnico do seguro social;
    tem plano de carreira para quem passa nesse concurso:

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo, esta apostila é meramente ilustrativa, mas indico as apostilas da folha dirigida (www.livrariadirigida.com.br)

    ResponderExcluir
  7. De acordo com Luis Carlos Júnior Técnico do Seguro Social em Campina Grande/PB, o plano de carreira consiste em 04 classes divididas em A - B - C e F, na escala A são 05 padrões e as demais 04 padrões o salário do edital esta na classe A1, já o topo F4 o salário fica em pouco mais de R$ 7.000,00 e a mudança de padrão se dá a cada 18 meses.

    Lembrando que a remuneração é variável pois a base salarial é composta de gratificações que podem baixar, porém nunca ocorreu tal fato.

    ResponderExcluir
  8. OS GÊNIOS DE TODO O PAÍS DECIDIRAM FAZER O CONCURSO DO INSS?????
    Fazendo uma simples análise dos resultados obtidos pelos candidatos que prestaram o concurso, percebe-se que o índice das notas foi altíssimo em todas as regiões do país...O que por si só caracteriza algo estranho com relação à prova. Será que os ‘gênios’ resolveram de uma vez só prestarem o concurso do INSS???? (AC, AP, CE, DF, SP, RS, PR, MS, MT, PB, MA, SC, PI, PR, GO, MG) em todas as regiões as notas obtidas foram acima do normal...(teve candidato em Curitiba que gabaritou a prova = 60 questões). Já a lista dos aprovados do cargo de Perito não houve nada a questionar...

    ResponderExcluir
  9. A FCC já é conhecida dos concurseiros, tem que gabaritar toda prova para passar, e ainda torcer pelo critério de desempate, salvo engano houve em algumas regiões candidatos que obtiveram 50 pontos e conseguiram êxito neste concurso, e até primeiro colocados com 59 pontos e segundo colocado com 57 pontos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...